Durante décadas, a casa de banho foi uma espécie de “parente pobre” da arquitetura e do design de interiores — um espaço funcional, escondido dos holofotes criativos, onde o pragmatismo se sobrepunha à estética. Hoje, esse paradigma está a mudar. A casa de banho tornou-se uma extensão natural da linguagem decorativa de uma casa, um refúgio de conforto e sofisticação, onde o design também tem uma palavra a dizer. A OLI, marca portuguesa com mais de 70 anos de história, destaca-se neste segmento dos sistemas sanitários, procurando aliar estética, luxo, inovação e funcionalidade. 

Mais do que peças utilitárias, os produtos da marca são hoje concebidos para integrar qualquer estilo arquitetónico — do minimalismo contemporâneo à sofisticação clássica, tal como explica António Ricardo Oliveira, administrador da OLI, em entrevista ao idealista/news. 

A aposta no design de autor é um dos traços identitárias da empresa, que tem vindo a colaborar com figuras incontornáveis da arquitetura portuguesa, como Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. “A OLI procura sempre nas parcerias com os arquitetos e designers, a criação de uma solução que transforme o quotidiano das pessoas, tornando as casas de banho num lugar de eficiência, arte e beleza, que inspire e transforme o dia a dia”, explica o responsável da empresa portuguesa, que começou por ser um negócio familiar, e hoje tem presença global, somando vários prémios internacionais.

OLI
OLI

“Acreditamos que este trabalho conjunto, baseado na investigação, conhecimento e tecnologia, permitirá à marca continuar a antecipar tendências, liderar o segmento de casa de banho também no setor de luxo”, acrescenta. 

Inovar sem comprometer o design continua a ser um dos grandes objetivos da OLI. As soluções vão ao encontro das exigências do mercado premium, com propostas que se adaptam a contextos tão distintos como hotéis no Médio Oriente, hospitais na Europa ou barcos-hotel na América do Sul.

A OLI tem mais de 70 anos de história e presença global. Como descrevem a evolução da marca até se tornar uma referência internacional em inovação e design na casa de banho?

Com 71 anos de história, a OLI é hoje uma referência internacional em soluções para casas de banho, reconhecida pela sua capacidade de inovar, ao nível da eficiência e do design, apresentando soluções e produtos com valor acrescentado. A empresa, fundada pelo meu avô, nasceu de um pequeno negócio familiar, tendo evoluído para uma marca global, com o meu pai e o meu tio. Hoje, a empresa está presente em mais de 80 países, dos cinco continentes, e tem a terceira geração na gestão da organização. 

Acreditamos que a inovação contínua aliada à modernização dos processos de fabrico, permitiu à empresa criar produtos pioneiros

A OLI já não é só um fabricante de autoclismos eficientes, é uma marca que oferece as melhores soluções integradas para o espaço de banho, desde os autoclismos, as torneiras de boia, as placas de comando, as bases de duche, as torneiras e, mais recentemente, a louça sanitária (sanitas e lavatórios de pousar). Acreditamos que a inovação contínua aliada à modernização dos processos de fabrico, permitiu à empresa criar produtos pioneiros e registar várias patentes, tornando-se uma referência mundial no setor.

Hoje, a OLI é uma marca global, mas mantém a produção centralizada em Portugal, o que reforça o seu papel enquanto embaixadora da engenharia e do design nacional.

Paralelamente, a marca assume uma forte responsabilidade ambiental. Os seus produtos são concebidos para promover a eficiência hídrica e energética, contribuindo para construções mais sustentáveis. O compromisso da OLI com o planeta é visível tanto nos seus produtos como nos seus processos de fabrico.

Com os olhos postos no futuro, continua a investir em investigação e desenvolvimento, procurando antecipar as necessidades do mercado e responder aos desafios ambientais e sociais com soluções inteligentes.

casas de banho
OLI

Num setor técnico como o dos sistemas sanitários, o design nem sempre é valorizado. O que motivou a OLI a apostar no design de autor e em colaborações com nomes como Álvaro Siza Vieira ou Eduardo Souto de Moura?

Nos últimos anos, a OLI tem consolidado o seu posicionamento de marca que se afirma não só pela eficiência e funcionalidade, mas também pelo design, graças às colaborações com arquitetos e designers de referência internacional, como são Álvaro Siza e Souto de Moura, a quem devemos alguns dos prémios de prestígio conquistados, como o Red Dot Design Award e o Good Design Award. O reconhecimento que estes arquitetos identificaram na marca, aliado às suas capacidades de inovar e contribuir para um objeto diferenciador, foram as principais motivações que ainda hoje continuam a dar os seus frutos em Portugal e além-fronteiras.

Como é feito o processo criativo e de desenvolvimento de uma peça OLI com assinatura de um arquiteto ou designer de renome? O que procuram nestas colaborações?

Sendo uma marca que combina inovação, tecnologia, sustentabilidade e design, a OLI procura sempre nas parcerias com os arquitetos e designers, a criação de uma solução que transforme o quotidiano das pessoas, tornando as casas de banho num lugar de eficiência, arte e beleza, que inspire e transforme o dia a dia. 

A sustentabilidade é uma exigência crescente. Como é que a OLI alia eficiência hídrica à sofisticação estética dos seus produtos?

Para a OLI, o principal desafio relaciona-se com a sustentabilidade ambiental, procurando a inclusão de tecnologia e produtos de origem bio e a redução do impacto da atividade industrial e da cadeia logística no meio ambiente. Para além do compromisso de lançar no mercado produtos mais eficientes e funcionais, a marca tem apostado no design como fator diferenciador. Esta aposta tem sido reconhecida pelo mercado, seja através de distinções, seja pela integração desses produtos em edifícios de referência, como museus, hotéis e sedes de multinacionais.

Para a OLI, o principal desafio relaciona-se com a sustentabilidade ambiental

Muitos dos vossos sistemas garantem conforto invisível, como o enchimento silencioso dos autoclismos. Que outras soluções desenvolvem que elevam a experiência do utilizador sem comprometer o design?

Desde logo, os autoclismos e as placas de comando. Destaco o OLI 70 Plus e ECO.OPALA, os primeiros autoclismos, interior e exterior, produzidos com matéria-prima reciclada e regenerada; o OLI74 Plus 4/2 litros que, aliado à tecnologia Plus, pode atingir uma poupança hídrica superior a nove litros de água diários numa habitação familiar; o OLI80 Salt Water que está apto a funcionar com água salgada; e o OLI74 que pode integrar duas torneiras, permitindo ter mais do que uma fonte de água para além da água da rede. 

Nas placas de comando apresentamos um leque variado com diferentes tipos de acionamento, formas e acabamentos capazes de agradar a qualquer gosto. Temos, também, apostado na integração de tecnologia que permite ao utilizador aceder a informações e controlos que um produto mais convencional não consegue ter.

A vossa presença em hotéis de luxo no Médio Oriente, hospitais na Europa e barcos-hotel na América do Sul mostra versatilidade. Como adaptam o vosso design e inovação a contextos tão distintos?

A integração dos produtos OLI em diferentes geografias e segmentos deve-se, antes de mais, aos elevados padrões de qualidade de produção, à personalização e às certificações internacionais, que respondem às exigências regulamentares dos vários mercados e são cruciais para conquistar a confiança dos clientes.

casas de banho
OLI

Olhando para o futuro, que tendências veem emergir na casa de banho de luxo e como a OLI se posiciona para continuar a liderar nesse segmento?

Diariamente, o Centro de Investigação e Desenvolvimento da OLI, que integra mais de duas dezenas de engenheiros e técnicos especializados, desenvolve produtos inovadores ao nível da sustentabilidade, funcionalidade e design, em conjunto com universidades e centros de investigação. Acreditamos que este trabalho conjunto, baseado na investigação, conhecimento e tecnologia, permitirá à marca continuar a antecipar tendências, liderar o segmento de casa de banho também no setor de luxo e, inclusive, influenciar a visão e atuação do setor para a construção de edifícios mais sustentáveis.
Fonte: “Tornamos as casas de banho num lugar de eficiência, arte e beleza” — idealista/news