“O novo luxo é, muitas vezes, sinónimo de paz e privacidade” Sócia da Kronos Homes, Alda Filipe esteve desde sempre ligada a grandes projetos imobiliários no país. 01 abr 2025 min de leitura Com quase 25 anos de experiência no setor imobiliário, Alda Filipe tem sido uma peça-chave na evolução do segmento de luxo em Portugal. Atualmente Diretora Regional e sócia da Kronos Homes, a sua trajetória profissional é marcada por uma abordagem estratégica e inovadora, focada na valorização de ativos icónicos e na criação de experiências diferenciadoras. Desde a sua passagem de quase duas décadas pelo Vale do Lobo, até ao reposicionamento de projetos como o Palmares Ocean Living & Golf e Amendoeira Golf Resort, a sua visão tem contribuído para consolidar Portugal como um destino de referência no turismo residencial e no investimento imobiliário de alta gama. “Ao longo da minha carreira, tive o privilégio de estar envolvida em projetos verdadeiramente marcantes no segmento de luxo, cada um com desafios e características únicas. Hoje, o luxo vai muito além dos materiais e acabamentos sofisticados — pode estar na baixa densidade construtiva, na harmonia com a natureza ou na tranquilidade que um espaço proporciona. O novo luxo é, muitas vezes, sinónimo de paz e privacidade”, diz em entrevista ao idealista/news. A sua carreira reflete a transformação do mercado português, que passou de um destino turístico para um polo de investimento sofisticado e atrativo para compradores internacionais. A responsável explica que, “no início, o grande desafio foi conseguir, através do produto, posicionar Portugal no mercado imobiliário internacional”. “Portugal era visto como o país para ir de férias. A grande aposta era no turismo”, refere. Vale do LoboProjeto Kronos Homes Alda Filipe esteve na linha da frente dessa mudança, ajudando a redefinir o conceito de luxo. O seu trabalho não se limita à comercialização de propriedades, mas envolve uma reinterpretação do imobiliário como um fator de valorização das regiões onde se insere. É com entusiasmo, garante, que continua a contribuir com a sua experiência, desenvolvendo projetos imobiliários marcantes que não apenas enriquecem o legado da empresa onde desenvolve a sua atividade profissional, mas também impactam positivamente as cidades e comunidades onde estão inseridos. Recentemente nomeada sócia do grupo Kronos Real Estate – sendo a primeira mulher em Portugal e a segunda na Península Ibérica a alcançar essa posição –, Alda Filipe encara este reconhecimento como um reflexo do seu compromisso e paixão pelo setor imobiliário. Nesta entrevista, no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, partilha os desafios de carreira, a evolução do mercado e as tendências que continuarão a moldar o futuro do imobiliário de luxo em Portugal. Conta já com 25 anos de carreira no imobiliário. Pode falar-nos um pouco sobre o seu percurso até aqui? Ao longo dos últimos 25 anos, tenho dedicado a minha carreira ao setor turístico e imobiliário, com um foco especial no segmento de luxo e no desenvolvimento de empreendimentos diferenciadores. Iniciei o meu percurso na área da gestão e do marketing, onde rapidamente percebi a importância de uma visão estratégica integrada para o sucesso de qualquer projeto imobiliário. Sempre acreditei que partir do cliente é a melhor abordagem para criar valor e diferenciação. Os desafios ao longo da minha trajetória foram enriquecedores e proporcionaram-me uma visão ampla do setor. Desde a definição de estratégias comerciais e de marketing até à gestão e ao reposicionamento de ativos de grande relevância, desempenhei diversas funções e geri equipas com várias valências. Tive a oportunidade de estar envolvida em projetos emblemáticos, supervisionar operações do início ao fim e implementar estratégias inovadoras. Cada um destes projetos tem uma história única, mas o fator comum a todos eles foi a aposta na diferenciação Antes de integrar a Kronos Real Estate Group, o grande marco da minha carreira foi Vale do Lobo Resort, um dos mais prestigiados resorts de luxo em Portugal e o primeiro do género (1962). Durante quase 19 anos, dediquei tudo a Vale do Lobo, desenvolvimento de marca, organização de grandes eventos internacionais, desenvolvimento imobiliário e expansão da presença do resort nos mercados europeu e asiático e pela definição de estratégias de crescimento. Trabalhei diretamente com três administrações distintas, o que me permitiu adquirir uma visão abrangente da gestão e das perspetivas dos investidores nos seus vários momentos e naturezas. Em 2019, aceitei o desafio de integrar a Kronos Homes como Diretora Comercial e de Marketing, assumindo posteriormente o cargo de Diretora Regional. A missão era reposicionar e potenciar ativos estratégicos, como Palmares Ocean Living & Golf e Amendoeira Golf Resort. Em ambos os projetos, implementámos uma abordagem diferenciadora que não só fortaleceu as marcas, como também impulsionou as vendas e valorizou os empreendimentos. AmendoeiraProjeto Kronos Homes Desde o início de 2023, assumi a responsabilidade por seis projetos imobiliários no Algarve, com especial destaque para Vale do Lobo, onde regressei como administradora e responsável pelo desenvolvimento imobiliário. Este regresso, impulsionado pela nova estrutura acionista, tem sido pautado por uma visão de crescimento sustentável e pela consolidação do resort como uma referência no turismo residencial e de luxo. Tem sido um percurso repleto de desafios estimulantes e conquistas significativas, sempre impulsionado pela minha paixão pelo setor imobiliário e pela capacidade de transformar e valorizar ativos com enorme potencial. Quais foram os primeiros desafios e obstáculos que sentiu ao longo dos anos, em termos profissionais? No início, o grande desafio foi conseguir, através do produto, posicionar Portugal no mercado imobiliário internacional. Portugal era visto como o país para ir de férias. A grande aposta era no turismo. Ao contrário de Espanha, por exemplo, o mercado imobiliário e a sua projeção internacional estava pouco profissionalizada e era desconhecida. Era uma gota num oceano, falar em investimento imobiliário em Portugal. O outro grande desafio foi, sem dúvida, passar pela crise financeira de 2008. Numa empresa em que o core business era o imobiliário, ir trabalhar todos os dias com o peso de ter de pagar salários. As outras áreas de negócio aguentaram a empresa, mas teve de haver muita criatividade e ambição para nos reerguermos. E conseguimos. Portugal conseguiu. É a primeira mulher em Portugal e a segunda a nível ibérico a integrar o comité de sócios da Kronos Real Estate Group. Qual a importância desta nomeação? Integrar a equipa da Kronos Real Estate Group tem sido uma das experiências mais enriquecedoras e gratificantes da minha vida, tanto a nível profissional como pessoal. Tornar-me sócia representa um marco significativo na minha carreira e um motivo de grande orgulho, refletindo a minha dedicação, paixão e a profunda conexão com aquilo que torna a Kronos Homes tão excecional. Desde o início, senti-me profundamente alinhada com os valores que a Kronos Homes representa – integridade, inovação e um compromisso inabalável com a excelência. Estes são também os princípios que me orientam, e é com entusiasmo que continuarei a contribuir com a minha experiência, desenvolvendo projetos imobiliários marcantes que não apenas enriquecem o legado da nossa empresa, mas também impactam positivamente as cidades e comunidades onde estão inseridos. Está/esteve envolvida em projetos imobiliários marcantes no segmento de luxo. Pode dar-nos alguns exemplos? Há algum que se destaque, por alguma razão? Sem dúvida. Ao longo da minha carreira, tive o privilégio de estar envolvida em projetos verdadeiramente marcantes no segmento de luxo, cada um com desafios e características únicas. Vale do LoboCréditos: www.kronoshomes.com/pt Um dos projetos mais emblemáticos foi o Vale do Lobo Resort, onde tive a oportunidade de desenvolver estratégias de vendas e marketing para um dos destinos residenciais e turísticos mais exclusivos de Portugal. Com 1.500 propriedades, dois campos de golfe de renome e uma infraestrutura de excelência, Vale do Lobo sempre foi um ícone do mercado imobiliário de luxo. Trabalhar neste projeto permitiu-me aprofundar o conhecimento sobre este segmento e consolidar estratégias. Mas, acima de tudo, ter conseguido cruzar-me com pessoas extraordinárias dos mais diversos pontos do globo e com as quais ainda mantenho amizades. Importa também destacar o reposicionamento de Palmares Ocean Living & Golf, um projeto que envolveu a criação de um conceito verdadeiramente diferenciador. Apostámos numa arquitetura de excelência, com a assinatura dos arquitetos Pritzker RCR Arquitectes, e investimos na valorização do resort, incluindo um clubhouse icónico e um restaurante com estrela Michelin, tudo isto em menos de seis meses. O sucesso foi notável, com duas fases de desenvolvimento imobiliário vendidas, tornando Palmares uma referência incontornável no mercado. Outro exemplo de transformação bem-sucedida foi o Amendoeira Golf Resort, um projeto que, inicialmente, estava muito associado apenas ao golfe. A estratégia que implementámos permitiu alargar a oferta e reposicionar o resort, tornando-o também um destino para famílias, o que levou a um aumento significativo da procura e valorização do ativo. AmendoeiraProjeto Kronos Homes Cada um destes projetos tem uma história única, mas o fator comum a todos eles foi a aposta na diferenciação, na excelência e na criação de valor real para os clientes e investidores. Investidores esses que ainda hoje me acompanham e continuam a confiar na qualidade dos projetos que desenvolvemos. Cada um destes projetos tem uma história única, mas o fator comum a todos eles foi a aposta na diferenciação Trata-se de um segmento que continua a crescer no país. Como é que a Alda definiria o conceito de luxo, atualmente? Embora o segmento de luxo continue a ser amplamente debatido, o seu conceito no setor imobiliário evoluiu significativamente. Hoje, o luxo vai muito além dos materiais e acabamentos sofisticados — pode estar na baixa densidade construtiva, na harmonia com a natureza ou na tranquilidade que um espaço proporciona. O novo luxo é, muitas vezes, sinónimo de paz e privacidade. Uma casa com acabamentos de excelência pode perder o estatuto de luxuosa se estiver inserida num ambiente demasiado denso e com pouca exclusividade. Em Portugal, ainda conseguimos equilibrar ambos os aspetos: há uma oferta imobiliária sofisticada, sem excesso de produto, e um cuidado crescente com a integração dos empreendimentos no seu contexto natural. Vale do LoboProjeto Kronos Homes Qual o perfil de investidor que procura este tipo de projetos? De que nacionalidades? Atualmente, temos a sorte de contar com um vasto portefólio de ativos no segmento médio-alto, oferecendo experiências de luxo em diferentes formas. Na Costa Vicentina, por exemplo, o verdadeiro luxo está na simplicidade: poder caminhar até uma praia quase deserta e comprar peixe fresco diretamente ao pescador, como acontece no Salema Beach Village. Esse tipo de autenticidade é especialmente valorizado pelos norte-americanos, que procuram em Portugal um refúgio tranquilo e genuíno. Por outro lado, em Vale do Lobo — um resort consolidado há mais de 60 anos — o luxo assume uma perspetiva diferente. Aqui, a exclusividade reside na conveniência de ter tudo num só ambiente, com serviços de excelência disponíveis 24 horas por dia, garantindo uma experiência sofisticada e sem preocupações. O Algarve é a sua “casa”. O que é que esta região continua a ter de especial? E o que é que poderia ser melhorado? O Algarve é uma região extraordinária, com uma diversidade sem paralelo, onde ainda se encontra o equilíbrio perfeito entre a simplicidade da vida no interior e a beleza inconfundível da costa. Em apenas 2,5 horas, é possível atravessar toda a região e viver experiências completamente distintas — começar o dia a jogar golfe e terminar a tarde a mergulhar ou a fazer surf em Sagres. Freepik Embora não tenhamos na região grandes metrópoles (e talvez seja melhor assim), a principal dificuldade da região continua a ser a acessibilidade. Viver ou visitar o Algarve sem carro é praticamente impensável, o que representa um desafio tanto para o turismo, como para o desenvolvimento empresarial. A escassez de transportes públicos eficientes eleva os custos de mobilidade, impactando diretamente tanto os visitantes como as empresas, que enfrentam custos elevados com pessoal e deslocações. Como avalia as atuais tendências do mercado imobiliário de luxo em Portugal, especialmente no Algarve, e como é que a Kronos Homes se posiciona face a essas tendências? Já abordei anteriormente a evolução do conceito de luxo, que hoje se traduz na combinação entre autenticidade e sofisticação. Para a Kronos, no mercado imobiliário, isso significa apostar numa arquitetura de qualidade, aliada a uma construção responsável e bem integrada no seu contexto. Temos uma preocupação para que os projetos devam ser pensados para acrescentar valor à comunidade, sem se impor sobre ela. Além disso, a sustentabilidade já não pode ser vista apenas como uma exigência regulatória, mas sim como uma responsabilidade desde o primeiro momento do desenvolvimento imobiliário. AmendoeiraProjeto Kronos Homes O Vale do Lobo tem um lugar especial na sua carreira, certamente. O que significa trabalhar um empreendimento como este? Que novidades podemos esperar nos próximos anos? Sem dúvida, Vale do Lobo tem um significado muito especial para mim. Este é um verdadeiro ícone do turismo residencial e de luxo em Portugal, com mais de 60 anos de história e uma reputação consolidada a nível internacional. Liderar este empreendimento é um privilégio, mas também um grande desafio, que exige um compromisso constante com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade. Regressar a esta "casa" tem um propósito muito claro: garantir que recebe tudo o que merece em termos de posicionamento e desenvolvimento. Desde fevereiro de 2023, temos investido significativamente no resort, com um foco claro na valorização da experiência dos residentes e visitantes. Assumimos a gestão direta da loja de golfe e da Academia de Ténis e Padel, onde já implementámos melhorias substanciais, incluindo a construção de novos campos, um ginásio moderno e a inauguração do restaurante Smash. Além disso, a icónica Praça de Vale do Lobo viu a sua oferta gastronómica e social reforçada com a abertura de dois novos restaurantes, O Tinto e o Doce, enriquecendo ainda mais a vivência do resort. Vale do Lobo tem um significado muito especial para mim. Este é um verdadeiro ícone do turismo residencial e de luxo em Portugal No que diz respeito ao desenvolvimento imobiliário, estamos a entrar numa fase verdadeiramente empolgante. O grande destaque será o lançamento das Vale do Lobo Residences, um projeto inédito, já que há mais de duas décadas que não era apresentado um novo empreendimento no resort. Com 44 unidades exclusivas – entre moradias geminadas, moradias em banda e apartamentos – esta é apenas a primeira de quatro fases de desenvolvimento imobiliário. Vale do LoboProjeto Kronos Homes Olhando para o futuro, o nosso plano passa por um crescimento sustentável, sempre respeitando o ADN e a exclusividade de Vale do Lobo. Há novos projetos em vista, e continuaremos a investir na melhoria das infraestruturas, na oferta de serviços premium e na criação de experiências diferenciadoras. O objetivo é claro: garantir que Vale do Lobo continua a ser um destino de referência no imobiliário de luxo, não só em Portugal, mas também a nível europeu. Que conselhos daria a jovens profissionais que desejam seguir uma carreira no setor imobiliário em Portugal? Que sejam autênticos e não se deixem influenciar em demasia pelas imagens glamorosas das grandes séries de TV americanas. É fácil deslumbrar-se com os milhões, mas esse mercado está acessível a poucos. Sejam ambiciosos, sim, e procurem sempre evoluir e sonhar, mas sem nunca perderem a autenticidade e a sinceridade com os parceiros e clientes. Pensem sempre a longo prazo, e não apenas no negócio do momento. A compra de um imóvel é, muitas vezes, uma das decisões mais importantes na vida de alguém, seja para uma primeira habitação ou para uma segunda casa. Esse momento deve ser tão especial quanto memorável. Façam a diferença nesse processo: sejam excecionais na forma como acompanham o cliente. No final do dia, os clientes compram imóveis, mas, acima de tudo, compram à pessoa que os orientou e lhes transmitiu confiança. E essa experiência ficará para sempre na memória deles. Se souberem criar relações genuínas, esses clientes tornar-se-ão os vossos maiores embaixadores, e esses contactos irão acompanhar-vos ao longo de toda a vossa carreira. Sejam ambiciosos, sim, e procurem sempre evoluir e sonhar, mas sem nunca perderem a autenticidade e a sinceridade com os parceiros e clientes. Saibam ouvir e aprendam com os clientes todos os dias. São eles que nos ensinam as verdadeiras tendências do mercado e nos tornam melhores profissionais. Essa experiência será o vosso maior currículo e abrir-vos-á muitas portas. Infelizmente, o setor ainda tem pouca regulamentação ao nível dos profissionais e carece de especialização. Por isso, apostem na formação contínua e no conhecimento aprofundado do mercado. Nunca desvalorizem a importância de estarem preparados e bem informados. E, acima de tudo, acreditem sempre que o melhor ainda está para vir. Esta tem sido a minha história. Fonte:“O novo luxo é, muitas vezes, sinónimo de paz e privacidade” — idealista/news Partilhar artigo FacebookXPinterestWhatsAppCopiar link Link copiado