venda de casas em Portugal deverá seguir de vento em popa até junho. Esta é a convicção dos profissionais do setor imobiliário inquiridos pelo idealista, que continuam mais otimistas em relação ao mercado de compra e venda do que à evolução do arrendamento. Embora antecipem dinamismo no mercado residencial português, a maioria dos agentes imobiliários prevê que os preços das casas deverão estabilizar no segundo trimestre de 2025 em ambos os mercados.

Os agentes imobiliários em Portugal continuam mais confiantes na evolução positiva do mercado de compra e venda de casas, do que no mercado de arrendamento no segundo trimestre de 2025. É isso que mostra o mais recente Índice de Sensibilidade do Setor Imobiliário (ISSI), calculado pelo idealista a partir de um inquérito realizado a profissionais do setor. Este sentimento pode ser explicado pelo facto de haver mais incentivos para comprar casas do que para arrendar (como a descida dos juros e mais apoios do Estado para jovens).

Ainda assim, observou-se uma ligeira quebra na confiança no mercado de venda de casas (para 74,3 pontos no segundo trimestre de 2025 numa escala de 0 a 100) em relação ao arranque deste ano (74,7 pontos), o que pode ser explicado pela recente evolução geopolítica da economia externa, a par da crise política do país. Já as perspetivas para o arrendamento mantiveram-se iguais (57,3 pontos), tal como revelam os dados recolhidos a partir do ISSI.

Índice de sensibilidade do setor imobiliário (ISSI)

Escala de 0 a 100


1T20242T20243T20244T20241T20252T20250102030405060708090100
ISSI Venda
74,4
ISSI Arrendamento
57,3
Análise da confiança de agentes imobiliários e projeções para o mercado de compra e de arrendamento
Fonte: idealistaCriado com Datawrapper

Venda de casas vai subir – mas preços deverão estabilizam

Quanto à oferta, a maioria dos agentes imobiliários ouvidos pelo idealista espera angariar mais casas para colocar à venda (68,1%), enquanto menos de um em cada quatro considera que a angariação seguirá ao mesmo ritmo na sua zona de atuação. Apenas 7,3% diz que vai angariar menos casas para vender entre abril e junho deste ano.

Também a grande maioria dos profissionais do setor imobiliário antecipa que vai vender mais casas no segundo trimestre de 2025 (71,8%). O otimismo sentido pelos agentes imobiliários pode ser explicado pelas recentes descidas dos juros no crédito habitação (impulsionados pela queda da Euribor), assim como os novos apoios para comprar casa destinados aos jovens (isenção de IMT e garantia pública). Além disso, os portugueses têm registado níveis recordes de poupanças nos bancos e a inflação está a baixar, ajudando a reduzir o custo de vida.

Embora o ambiente esteja mais convidativo à compra e venda de casas, um em cada cinco inquiridos espera que as transações se mantenham no mesmo nível e 7,3% acredita que vai haver um recuo na venda de casas. Afinal, o ambiente económico em Portugal e na Europa também será afetado pela incerteza global gerada pelas novas tarifas de Donald Trump, presidente dos EUA, que ameaça o rumo das taxas de juro pelos bancos centrais – o Banco Central Europeu inclusive. 

Apesar de ser esperado um reforço do dinamismo na compra e venda de casas, mais de metade dos agentes imobiliários estima que os preços das casas deverão manter-se até junho, enquanto mais de um em cada três acredita que as casas à venda vão ficar mais caras (só 2,8% prevê descida dos preços).

Venda de casas: como vai evoluir até junho?

Expectativas dos agentes imobiliários para o 2º trimestre de 2025


Vai subir
Vai manter-se
Vai descer
Não sabe/ não responde
35,9%
57,3%
Preço das casas
71,7%
20,2%
7,3%
Vendas
Fonte: idealistaCriado com Datawrapper

Rendas das casas deverão manter-se até junho

No mercado de arrendamento, o sentimento é menos favorável no que diz respeito a novas angariações de casas para arrendar e assinaturas de novos contratos. Quase quatro em cada 10 agentes imobiliários admite que vai ter mais casas para arrendar na sua carteira de imóveis, mas 27% diz que o número de angariações seguirá igual. E ainda 15,7% acredita que vai ter menos oferta.

arrendamento de casas seguirá uma trajetória semelhante, de acordo com os profissionais do imobiliário inquiridos pelo idealista. Mais de um terço dos especialistas estima que vai arrenda mais casas, enquanto 31% diz que a vai manter o nível de operações. Também 15,7% refere que vai arrendar menos casas até junho.

Ao nível dos preços, a maioria dos agentes imobiliários prevê que as rendas das casas em Portugal vão estabilizar no segundo trimestre de 2025. Só 23% acredita que vai haver um incremento das rendas. Mas, por outro lado, 12,9% espera mesmo uma descidas das rendas.

Arrendamento: como vai evoluir até junho?

Expectativas dos agentes imobiliários para o 2º trimestre de 2025


Vai subir
Vai manter-se
Vai descer
Não sabe/ não responde
23,0%
53,2%
12,9%
10,9%
Rendas
34,7%
31,0%
15,7%
18,5%
Arrendamento
Fonte: idealistaCriado com Datawrapper

Inquérito sobre sensibilidade do setor imobiliário 

O idealista calcula o Índice de Sensibilidade do Setor Imobiliário (ISSI) a partir da visão de profissionais do setor imobiliário em Portugal, que participam num inquérito trimestral. Este índice nacional mostra o grau de satisfação e as previsões do setor imobiliário para o mercado de compra e venda de casas, bem como para o mercado de arrendamento habitacional. A escala do ISSI é de 0 a 100, em que o zero corresponde a um descontentamento generalizado e o 100 corresponde a um grau máximo de satisfação.

Se trabalhas numa agência imobiliária e gostarias de participar no painel de especialistas auscultados para formular o Índice de sensibilidade do setor imobiliário (ISSI), entra em contracto com o teu agente do idealista para que possas fazer parte do próximo inquérito trimestral.